Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dicas e instalação do CyanogenMod 7.1


CyanogenMod dispensa apresentações. Ele é o mais próximo de um sistema "universal" para os diferentes aparelhos com o Android que temos no mercado, oferecendo suporte oficial a 68 aparelhos, que podem ganhar vida nova com a instalação do sistema, ganhando acesso às versões atualizadas do Android e aos recursos extras incluídos no mod, de forma independente das atualizações dos fabricantes. Isso explica porque o CyanogenMod é popular mesmo entre os usuários do Nexus One e Nexus S, que recebem as atualizações oficiais do Google.

Tendo isso em vista, não é de se admirar que novas versões do CyanogenMod despertem tanto interesse, já que afetam um grande número de usuários.
A 7.1 é baseada no Android Android 2.3.7, e é a primeira incluir suporte a mouses Bluetooth, complementando o suporte a teclados Bluetooth (os modelos que suportam o modo host USB também suportam teclados USB) o que permite usar aparelhos que possuem saída de vídeo HDMI como substitutos de um PC para navegar e rodar aplicativos usando uma TV ou monitor.
Outra novidade é a possibilidade de revogar permissões de aplicativos, que é um reforço importante na área de segurança, oferecendo meios para controlar a anarquia dos aplicativos fazendo o que querem no seu telefone. Se você não gosta que um certo aplicativo possa acessar sua localização, por exemplo, basta desativar a permissão. O aplicativo vai continuar funcionando normalmente, mas não será mais capaz de acessar a função desativada. Para usar esta função, é precisa ativar a opção Configurações > Conf. CyanogenMod > Aplicação > Habilitar Gerenciamento.
Existem muitos aparelhos com o Android que são baseados em SoCs que possuem sintonizadores de rádio FM, uma função que geralmente não é oferecida pelos fabricantes. O 7.1 é capaz de ativar o transmissor quando disponível, adicionando mais uma função. A antena fica por conta do cabo do fone de ouvido, similar ao que temos em aparelhos da Nokia.
Uma função interessante é a possibilidade de focar a câmera manualmente em um determinado ponto da cena simplesmente tocando na tela sobre a área desejada. Esta função permite resolver situações onde o foco automático teima em focar nos objetos que estão próximos quando você quer capturar o que está ao fundo ou vice-versa. Outra função que vai agradar a muitos é a possibilidade de desabilitar o ruído da câmera ao bater fotos, que está disponível no Configurações > Conf. CyanogenMod > Som > Silenciar Câmera. Você pode ver o change-log completo aqui.
Você pode baixar o 7.1 no http://www.cyanogenmod.com/devices, basta selecionar o modelo e copiar o arquivo update-cm-7.1.0-NS-signed.zip para o diretório raiz do cartão de memória.
Se você já está usando o Cyanogen, a forma mais simples de atualizar é usar o ROM Manager, que já vem pré-instalado na imagem. A opção de procurar atualizações está disponível apenas para usuários pagantes, mas você pode usar a opção "Instalar ROM do cartão SD" para instalar a imagem copiada manualmente para o cartão:
Na tela de confirmação, mantenha selecionada a opção "Wipe Dalvik Cache" (que limpa o cache da máquina virtual Java). É interessante manter a opção de backup da ROM atual, para que você possa voltar para ela em caso de problemas (o arquivo é salvo na pasta /clockworkmod/backup).
A opção "Limpar dados and Cache" por sua vez deve ficar sempre desmarcada entre atualizações do Cyanogen, já que ela vai apagar todos os dados. Ela é necessária apenas se você está vindo de outra ROM ou do sistema stock. Se este é o seu caso, você pode encontrar dicas de instalação do Cyanogen no meu tutorial sobre instalação dele:http://www.hardware.com.br/artigos/galaxy-nexuss/
Ao indicar o arquivo e confirmar a atualização, o sistema será recuperado em modo de recuperação onde o trabalho pesado é realizado. Entretanto, diferente de ao fazer a atualização manualmente, todo o processo é automático, você precisa apenas certificar-se de que a bateria está inteiramente carregada (caso contrário você ficará com a bateria descalibrada, como cito nesta dica) e esperar alguns minutos.
Ao atualizar, todas as configurações serão mantidas, o sistema continuará exatamente da mesma forma, com todos os dados intactos. Entretanto, algumas configurações e hacks feitos diretamente nos arquivos do sistema podem ser perdidos. Se você alterou o DPI da tela modificando o arquivo /system/build.prop, por exemplo (como explicado nesta dica), vai precisar refazer a edição do arquivo.
Na dica anterior, ensino como fazer isso usando o Root Explorer, que permite montar a parte /system em modo de leitura e escrita e editar o arquivo diretamente. O principal problema é que o Root Explorer é um aplicativo pago; se você não quer colocar a mão no bolso, pode fazer isso também manualmente via terminal, é preciso apenas que você tenha acesso de root.
Se você quer fazer no próprio aparelho, pode usar o Terminal Emulator, que vem pré-instalado no Cyanogen ou outro terminal que preferir. Basta abrir, usar o comando "su" para virar root e usar o comando a seguir para montar a pasta /system em modo de leitura e escrita:
# mount -o remount rw /system
Você pode confirmar a execução rodando o comando "mount", que lista as partições do sistema. A /system aparecerá agora com permissão rw (rw,relatime,barrier=1,data=ordered).
Com permissão de escrita, fica faltando apenas editar o arquivo usando o nano ou outro editor de arquivos disponível no terminal. Outra opção é usar o SSH Droid (um servidor SSH e SFTP gratuito disponível no market) para copiar o arquivo para um PC e fazer a alteração através dele.
Eu pessoalmente prefiro usar a tela com 200 DPI, o que aumenta consideravelmente o espaço útil, sem deixar os elementos da tela pequenos demais:

Crédito: Carlos Morimoto no Guiadohardware.net

Um comentário:

  1. Poxa, to me segurando para não instalar uma C7 no meu Xperia Arc, ele tá com 2.3.4, android puro ainda, apenas firmware Nordic, que deu uma cara nova, zoom na camera e tal, mas para a C7 preciso desbloquear o bootloader e esse é meu medo, de ferrar o aparelho.

    É importado, nem tenho garantia, se eu deixo com bootloader bloqueado, fico apenas com atualizações oficiais, mas se desbloqueio, pego essa C7 porém perco as oficiais...se bem que as oficiais é uma na vida, outra na morte.

    Devo mesmo desbloquear o bootloader ?

    ResponderExcluir